FAQ

Tem alguma dúvida sobre a SpaceVox Telecom e procura por respostas? Veja as perguntas mais frequentes:

O que é Voz sobre IP / VoIP?

Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a Internet. Voz sobre IP converte o sinal de voz de seu telefone em um sinal digital que passa pela Internet e então é novamente convertido em sinais de voz para que você possa conversar com qualquer pessoa pelo telefone regular. A comunicação telefônica através de VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e consequentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifarão das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia. Outra grande vantagem da ligação VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não estar sendo utilizados, enquanto a ligação VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda). Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem que é a capacidade dos pacotes de voz "buscarem" o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP). VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IP para ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.


Como Funciona o VoIP?

Todos os sons, inclusive a voz humana, podem ser pensados como um sistema analógico, composto de ondas sonoras. O sistema VoIP transmite a voz por sistemas digitais, para que a voz consiga chegar ao outro lado via internet, o sistema deve converter a voz analógica em digital e transmiti-la até o outro lado, onde ela é convertida de novo para analógica. O sistema de telefonia analógica como conhecemos hoje funciona por comutação de circuitos, quando um usuário liga de um telefone A para B, as centrais telefônicas entre A e B formam uma conexão temporária umas com as outras. Por isso quanto mais longe B estiver de A, mais centrais envolvidas no processo e mais custosas ficam as ligações. O VoIP trabalha por comutação de pacotes, quando um usuário A liga para um usuário B, os pacotes de dados são direcionados diretamente a B, sendo assim o custo de conexão é ínfimo.


Quais protocolos são utilizados em VoIP?

Os principais protocolos são SIP e H.323

O protocolo SIP:
SIP significa Session Initiation Protocol Protocolo de Iniciação de Sessão) e é um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF). Este protocolo é utilizado pelos sistemas da TripVoIP, ele tem a vantagem sobre o H.323 de permitir tocar múltiplas extensões ao mesmo tempo. Ex: 4 computadores em 4 cidades diferentes tem a mesma linha da TripVoIP configurada, se alguém ligar para essa linha, os quatro computadores irão tocar ao mesmo tempo e o primeiro que atender poderá falar com quem esta ligando. O protocolo SIP também é independente da mídia, ou seja, pode-se utilizar voz, vídeo ou ambos, por qualquer protocolo de transmissão e codec. Basicamente o que este protocolo faz é se comunicar com a outra ponta ou o gateway, abre o caminho para os protocolos de mídia e também é utilizado para estatísticas e tarifação.

O protocolo H.323:
O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence à série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimídia". As principais diferenças entre os protocolos H.323 e SIP é que o H.323 estabelece padrões para o áudio e vídeo transmitidos, é melhor para redes que não tenham QoS garantido (QoS= Quality of Service ou Qualidade do Serviço), tem melhor integração com redes roteadas e firewall.


Como posso fazer uma ligação utilizando Voz sobre IP?

Depende do serviço, uma das formas é simplesmente tirar o telefone do gancho e discar o número desejado, usando-se um adaptador que o conecta a um provedor de Internet de banda larga. A ligação segue através de sua empresa telefônica local para um provedor de Voz sobre IP. A ligação vai pela Internet até o telefone discado utilizando a empresa telefônica local para completar a ligação. Outra forma de utilização é com um fone e microfone conectado ao seu computador. O número é discado utilizando-se o teclado e enviado pelo cabo do modem.


Que tipo de equipamento eu preciso?

É necessária uma conexão de Internet de banda larga. Isto pode ser com modem, ou serviços de alta velocidade como DSL ou rede local. Você pode acoplar um microfone de baixo custo a seu computador ou conectar o telefone diretamente a um adaptador.


Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

A ligação pode ser feita para um número local, um telefone celular, um telefone de longa distância, ou para um número internacional. Você pode utilizar o serviço para falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A pessoa que recebe a ligação não precisa de nenhum equipamento especial, somente o telefone.


Quais fatores que influenciam a qualidade de voz?

- Equipamentos Utilizados (Computador, Aparelhos VoIP, Softphones) - Conexão á Internet (Sinal, Provedor) - Codec escolhido (Cada codec tem seus requisitos) - Operadora VoIP - Engarrafamento na Rota de tráfego - Condições da rota no telefone discado Equipamentos Utilizados: O equipamento tem um grande impacto na qualidade das ligações, muitos equipamentos não suportam QoS, que é um sistema que prioriza os dados de voz na internet, assim os dados de voz chegam no destino bem antes dos dados comuns. Outros fatores que influenciam é o suporte a codec do equipamento, taxa de amostragem na conversão de voz para digital e taxa de quadros. Conexão à Internet: Se a conexão banda larga não for estável, ou seja, a banda disponível e latência variam muito com o tempo ou a conexão perde muitos pacotes, a aplicação VoIP pode ficar com a voz truncada ou metalizada. Codec escolhido: O codec g711 muito utilizado para se obter uma qualidade de voz melhor, pode causar problemas no áudio caso seja utilizado em conexões lentas, é preferível utilizar o g729, que consegue transmitir voz com quase a mesma fidelidade do g711 mas utilizando 3 vezes menos banda. Operadoras VoIP: Escolher bem a operadora VoIP é muito importante, muitas vezes a empresa não planeja corretamente os sistemas ou não tem o know how necessário para garantir que na eventualidade de grande volume de comunicações o sistema não falhe. Engarrafamento nas rotas de trafego: A internet utiliza varias rotas para os pacotes chegarem ao seu destino, muitas vezes entre o usuário e o gateway da operadora pode haver um numero reduzido de rotas com alto trafego de dados, se os roteadores envolvidos não suportarem QoS para priorizar o trafego de voz, o sistema não funcionará corretamente. Condições do telefone discado: Não é raro o sistema de telefonia pública apresentar falhas, como ruídos, baixo volume ou interferências de todo o tipo. Esse problema pode existir tanto na fiação externa ao cliente quanto nos aparelhos e instalação do mesmo. Requisitos para um bom funcionamento do VoIP: - Ter uma conexão de banda larga à Internet estável e com velocidade mínima de 256 Kbps de Download e 128 Kbps de Upload - Possuir equipamentos de qualidade (placa de som do computador, ATA, Telefone, Headphone, etc.) - Ter uma operadora VoIP de qualidade


Quais são os benefícios da Voz sobre IP?

Como VoIP é digital, oferece características e serviços que não estão disponíveis na linha de telefone tradicional. Se você tem uma Internet de banda larga, não precisa mais ter uma linha de telefone tradicional somente para fazer ligações, diminuindo assim o seu custo. O procedimento é bem simples: baseia-se em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede e convertê-los em voz novamente em seu destino. Sua maior vantagem está na relação custo/benefício: uma vez implantada a VoIP, será constatada de imediato uma redução de aproximadamente 50% com serviços de telefonia. Para se implantar uma solução VoIP em uma empresa é necessário fazer um projeto para identificar qual é a real necessidade da empresa, qual solução será utilizada, verificar se a empresa possui IP fixo ou IP dinâmico, qual o tamanho da banda ADSL, e o que trafega pela rede de dados. Permite a redução dos custos de telefonia das empresas, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo, e também constrói novas infra-estruturas para aplicações avançadas de e-commerce (ex., Call center Web). Telefonia VoIP sem a necessidade de um computador! Outra forma de utilização da telefonia VoIP é via ATA (Analog Telephone Adapter). Os ATAs são aparelhos que podem ser conectados diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um aparelho telefônico comum. Com o serviço habilitado, é possível ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de computador e fones de ouvido. Este serviço permite realizar e também receber ligações para números telefônicos tradicionais, pois possui um número telefônico associado a ele.


Posso usar meu computador enquanto falo ao telefone?

Sim


Posso levar o adaptador quando viajar?

Você poderá usar o seu serviço de Voz sobre IP em qualquer lugar quando viajar, desde que tenha conexão de Internet de alta velocidade disponível. Você desfrutará do serviço como se estivesse em sua própria casa ou escritório.


O meu computador deve estar ligado?

Não, somente se estiver fazendo as ligações com um adaptador de telefone ou um telefone especial de Voz sobre IP, mas sua conexão de Internet precisa estar ativada. Você também poderá utilizar seu computador enquanto fala ao telefone.


Como está o Mercado para aplicação do VoIP?

O mercado é extremamente promissor, pois o VoIP é a tecnologia que irá substituir o sistema de comunicação por voz atualmente utilizado - o telefone. Imagine que somente no Estado de São Paulo existem mais de 12 milhões de linhas analógicas esperando para serem trocadas por VoIP. Além de São Paulo, todas as demais cidades brasileiras estão aptas ao uso e cobertura deste maravilhoso sistema que pode ser utilizado em todo o mundo e por todo mundo! No Brasil já são cerca de 600 mil usuários usufruindo do VoIP e esta estatística esta aumentando gradativamente de uma forma muito rápida! E você como empreendedor neste ramo, poderá aproveitar o bastante para economizar e obter ganhos rápidos e satisfatórios. Portanto seja bem vindo a esta nova era, e queremos oferecer o melhor desta tecnologia de ponta para sua residência ou empresa!


Como funciona o regulamentação do VoIP no Brasil?

O órgão regulatório das telecomunicações do Brasil, ANATEL, recentemente se pronunciou sobre o VoIP, alegando que a adoção dos serviços ainda não chegou a um patamar de influência no mercado nacional. Segundo a visão da ANATEL, somente quando os sistemas IP representarem um terço do total dos serviços de telecomunicações em uso no Brasil (o que corresponde a 15 milhões de usuários), haverá necessidade de regulação dos serviços de longa distância com uso de VoIP.


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